quarta-feira, 25 de junho de 2014

Bolo Alemão Crocante




MASSA Alemã:
½ lata de creme de leite sem soro ou UHT (120 m)(
Suco de 1 limão Tahiti grande espremido e coado na hora
2 ovos tipo jumbo inteiros (60 g cada)
180 g de açúcar refinado
100 g de manteiga extra sem sal macia
1 colher (chá) de essência de baunilha de boa qualidade
240 g de farinha de trigo
1 colher (chá) de bicarbonato de Sódio
1 colher (chá) de fermento em pó

MODO DE FAZER: Em uma tigela misture o creme de leite e o limão e deixe descansar por 15 minutos. Bata na batedeira os ovos inteiros, o açúcar, a manteiga e a baunilha até obter um creme liso e esbranquiçado. Junte a mistura de creme de leite reservada e bata rapidamente. Desligue a batedeira e acrescente os ingredientes secos peneirados juntos, envolvendo delicadamente com auxílio de um fouet até a massa ficar homogênea e brilhante. Reserve.

Creme de Canela e Nozes:
60 g de açúcar mascavo peneirado
75 g de nozes bem picadas
2 colheres (chá) de canela em pó
50 g de manteiga extra sem sal amolecida

MODO DE FAZER: Em uma tigela média misture todos os ingredientes e amasse com auxílio de uma colher até obter uma farofa úmida. Reserve.

MONTAGEM DO BOLO: Distribua 1/3 da massa em uma forma de furo central com 22 cm de diâmetro, untada e enfarinhada. Em seguida salpique por cima 1/3 do Creme de Canela e Nozes, repita as camadas e finalize com o 1/3 de massa e o 1/3 do creme. Leve o bolo em forno aquecido a 180ºC e asse até que esteja dourado e firme ao toque.

DICAS DO CHEF:
As nozes podem ser substituídas por castanhas de caju torradas
Não tenho dúvida de que você vai adorar este bolo, sobretudo pela presença crocante e perfumada do Creme de Canela e Nozes. Se quiser o bolo ainda mais recheado e mais mesclado prepare 1 1/2 receita do creme de canela. Prefiro como está postado.

O Bolo Alemão Crocante pode ser congelado por 90 dias.

Chef Álvaro Rodrigues